Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Yoga na minha Vida

O Yoga ajuda a descobrir quem tu és... Tens coragem para saber a resposta?

Yoga na minha Vida

O Yoga ajuda a descobrir quem tu és... Tens coragem para saber a resposta?

Quando finalmente trabalhas no que te move o coração

Tudo começou em 2010, com o meu divórcio!
 
Sim, o Yoga entra na minha vida naquele que foi o acontecimento mais difícil na história de toda a minha vivência, o meu divórcio. E como chegou sem aviso prévio, o embate foi tão forte, que cai literalmente no chão, o meu mundo desabou.
 
Estava grávida do meu segundo filho o que tornou tudo mais difícil. A família e os amigos mais próximos ajudaram muito, muito mesmo e foram sem dúvida os meus pilares. Levantaram-me do chão e puseram-me novamente a andar, mas a um nível interior precisava de paz e de alguma serenidade, também de aceitação com o que estava a acontecer. Foi então que decidi começar a fazer aulas de yoga. Posso dizer que o primeiro contacto foi péssimo! :) Sai de lá a pensar “isto não é para mim. Parado demais!”.
O que é facto é que na semana seguinte estava lá e assim foi por dois anos seguidos.
Apenas tomei consciência de todos os benefícios do Yoga quando parei de praticar.
  
Entrei num mundo fascinante que me apaixonou de forma imediata e durante alguns anos fui praticando não da forma regular que deveria ou gostaria mas nunca deixei de praticar completamente.
  
A dada altura começo a pensar e por que não trazer todos os benefícios do Yoga para os meus filhos?
Seria preciso esperar até serem adultos para terem acesso a ferramentas tão úteis e que estão ao alcance de qualquer um e de forma gratuita?  Foi então que em 2015 decidi tirar formação de Yoga para crianças e foi a partir daqui que o trabalho que desempenhava começou a ser algo complicado de gerir emocionalmente.
  
Nunca fui apaixonada pelo trabalho que fazia.
Sabem aquela vontade de crescer na empresa e de chegar ao topo das funções? Nunca tive.  
Trabalhei durante 15 anos na área de seguros mas nunca com aquele sentimento de paixão. Eu não sabia o que isso era. Para mim era apenas o meu sustento, e claramente que era grata por isso, mas faltava algo... faltava a paixão.
 
Depois da formação de yoga para crianças, de um momento para o outro começo a dar aulas e a sentir um enorme prazer em faze-lo. Era algo indescritível.
Apenas consigo descrever desta forma: era como se eu perdesse a minha identidade, deixava de ser a Susana a mãe da Inês e do Afonso, a Susana filha da D. Eugénia e do Sr. Fonseca e era apenas ALMA!
E aqui tudo se complica! :) pois era muito feliz ao fim de semana, quando dava as aulas, mas quando iniciava a semana do trabalho... sentia-me a morrer por dentro todos os dias um pouquinho mais.
 
Sem me identificar com o trabalho, cansada dos 20 anos a ir para Lisboa todos os dias, sem me identificar cada vez mais com a minha rotina, com colegas, com formas de estar, estava literalmente a entrar num beco sem saída.
Foi um período muito desmotivador para mim e com tudo o que isso me trazia.
 
Lembro-me durante este período ter ido ao cinema com os meus filhos ver o principezinho e de me ter deparado com uma cena no filme que mexeu comigo. Na cena apareciam uns homenzinhos muito cinzentos em frente ao computador sem Vida, a trabalhar sem Alma e de forma rotineira e percebi que eu estava ali retratada e lembro-me de ter pensado:
 
 "eu não quero isto para mim, não vou acabar assim!"
 
Era claramente a Vida a dar-me mais um sinal, dos muitos que comecei a dada altura a tomar consciência.
 
Com o tempo, o Universo foi-me trazendo muitas famílias para trabalhar, através do Yoga, e dei comigo a sentir que a formação que tinha era suficiente para os miúdos mas não o era para os pais. Percebi que tinha chegado a altura em que tinha de dar mais um passo e avançar numa Formação de Professores de Yoga.
 
Sem saber, iria ser o mote para deixar tudo para trás e partir à aventura do meu coração. Uma formação que sem saber afinal era para mim e não para os outros.
Foi uma formação muito transformadora a nível pessoal e profissional, tanto que ao fim de 7 meses após inicio da formaçao já não estava a trabalhar na companhia de seguros!
 
A minha alma deixou de se fazer ouvir para começar literalmente a gritar pela mudança, e a cada dia que passava era mais claro para mim o que me estava a ser pedido.
Fui atrás de algo que sentia no coração mas que não via, que não era palpável mas era muito sentido.
 
Tive uma oportunidade para sair da empresa e com medo à mistura assim fiz! Saí!
 
Início o ano dos 40 numa nova vida, num novo Eu, e embarco na aventura de ir à Índia para poder aprender e praticar Yoga e meditação no seu berço. Foi a minha viagem de Sonho!
 
 
Hoje sou em exclusivo professora de Yoga para crianças e adultos e AMO o que faço, sou completamente apaixonada por esta prática e sinto-me muito feliz por me ter permitido mesmo com medos, seguir o meu coração. É fácil? Não! É seguro? Não. Mas é uma viagem brutal que vale a pena ser feita!!
 
A minha missão de Vida é levar a prática de Yoga e todos os seus benefícios a quem se cruza comigo, pequenos e graúdos. Espero encontrar-me contigo neste caminho para partilharmos juntos alguns passos!
 
 
 

20800347_10207748984841910_2648695742333553582_n.j

 

 
Hari OM
Susana

15 comentários

Comentar post