Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Yoga na minha Vida

O Yoga ajuda a descobrir quem tu és... Tens coragem para saber a resposta?

Yoga na minha Vida

O Yoga ajuda a descobrir quem tu és... Tens coragem para saber a resposta?

7 dias de ayurveda

Bom, 7 dias se passaram desde que iniciei a minha nova rotina, quer alimentar, quer física para voltar a equilibrar o meu Dosha.

Yoga e Ayurveda, são na realidade, ciências irmãs, uma não vive sem a outra. Segundo a  Dra. Chitra,prof. de Yoga indiana,  "Ayurveda é o lado curativo da prática de Yoga e o Yoga é o lado espiritual da Ayurveda."

Então vamos por partes.

O que é a Ayurveda?

Ayurveda significa o conhecimento da vida, e é a medicina mais antiga do mundo. É através da Ayurveda que compreendemos o que comer, que exercício fazer, a que horas acordar, a que horas comer, a que horas deitar.

 

Para a medicina Ayurvedica, cada corpo tem na sua constituição os 5 elementos da Natureza: Éter, Ar, Fogo, Água, Terra.

Estes 5 elementos filosóficos combinam-se no corpo para formar três princípios básicos, chamo Doshas: Vata, Pitta e Kapha.

Vata é composto por éter e ar

Pitta é composto por fogo e água

Kapha é composto por água e terra

 

Quando conhecemos os elementos constitutivos de cada Dosha, podemos perceber o que melhor se adapta a cada um de nós. Há certo tipos de alimentos que se eu os consumir me vão desequilibrar o meu Dosha, podendo trazer-me por exemplo, insónias, irritação, má digestão, e até doenças. Apenas falo da alimentação, e vai muito além da comida.

 

Sabemos que uma grande parte das doenças são causadas por maus hábitos alimentares. Mudar não é fácil mas eu senti necessidade de o fazer.

 

Como tem sido a minha rotina nestes últimos 7 dias?

 

Confesso que inicialmente passei alguma fome, agora está tudo mais estabilizado. Sou menina de petiscar entre refeições, e o facto de não o fazer, (acho ainda assim é mais mental do que por necessidade) criou-me alguma tensão, e irritação. Consumia bastante açúcar, e sem dúvida é um dos meus grandes "problemas", pois sou muito doceira!!

Noto claramente a necessidade que o corpo tem de ingerir açúcar e ainda assim tenho conseguido segurar-me e não consumir simplesmente.

 

Acordo às 6h da manhã e começo o meu dia a beber um copo de água morna com limão ou um chá detox e faço a minha prática de Yoga durante +/- 45 minutos a uma hora, e só depois tomo o meu pequeno-almoço pelas 9h manhã.  

 

Ao 12h30, almoço, como sopa e saladas, e os lanches são compostos por chás e frutas.

Janto pelas 19h30. Caminhadas depois do jantar, que não tem acontecido porque na zona onde estou temos sido brindados por ventos fortes dias e noites! Mas é suposto caminhar depois da refeição da noite (!) e e antes de me deitar bebo novamente um chá! 

 

O que eu noto de diferente?

 

*Menos inchaço e isto desde quase do início, sinto-me menos cansada e com mais vitalidade.

 

*Percebo que ao praticar Yoga todos os dias há posturas que vão sendo mais fáceis de se fazer!

 

*Sinto mais sabor quando como, talvez porque deixei de petiscar entre refeições e como chego às refeições principais com alguma fome, a comida torna-se mais saborosa. Como mais devagar, saboreando os alimentos que ingiro.

 

*Tenho comido mais "verde" e tenho feito muitas experiências na cozinha que à primeira vista colocaria logo de parte, mas que depois constato que são saborosas, como por exemplo os sumos verdes que bebo ao pequeno-almoço!

 

*As comidas são feitas com várias especiarias o que torna a cozinha ayurvedica muito saborosa.

 

*Noto mais clareza mental, tenho mais foco, visão e intuição. 

 

Esta dieta/rotina não se aplica a mais ninguém senão à minha pessoa, porque tem em conta o meu Dosha, a minha constituição, é especifica para o meu corpo, à minha rotina diária, pelo que não deve ser seguida.

 

transferir.jpg

 

Hari Om 

 

Susana

 

 

 

 

6 comentários

Comentar post