Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Yoga na minha Vida

O Yoga ajuda a descobrir quem tu és... Tens coragem para saber a resposta?

Yoga na minha Vida

O Yoga ajuda a descobrir quem tu és... Tens coragem para saber a resposta?

Meditar todos os dias?

E porque não?

Não comes todos os dias? Não dormes todos os dias? Não tens os teus afazeres diários?

Então porque não tiras tu cinco, dez minutos do teu tempo apenas para parar?

Ah não tenho tempo para isso... podes estar a pensar....Se não tens apenas 10 minutos num dia para ti, então questiona tudo!

 

Somos constantemente bombardeados por estímulos exteriores, seja a televisão, seja o telemóvel, sejam as conversas de café no trabalho, filhos para quem os tem, e torna-se absolutamente necessário parar um pouco todos estes estímulos e estarmos apenas connosco. 

 

Meditar não é parar de pensar, isso não existe. Meditar é simplesmente observar, observar como se encontra o corpo, a mente, o espírito, observar o que nos surge na mente, este é o convite da meditação. Através da meditação podem surgir no pensamento as respostas que procuras.

 

 

Meditar necessita de uma postura "especial"? 

DSC06396.jpg

De preferência adota a postura de meditação. Sentar no chão só tem vantagens, uma vez que a base da coluna está completamente assente no chão proporcionando mais enraizamento ao teu corpo. Sentar no chão ajuda à mobilidade das pernas que com o tempo se vai perdendo até ao dia em que chegam as bengalas e andarilhos.

Ao cruzares as pernas é uma forma de trancares os estímulos exteriores, e ficares mais atento a ti. Ao colocares as mãos em Chin Mudrá, (o polegar toca no indicador) estás a trazer mais concentração e consciência ao momento e dessa forma fechas o circuito de energia no teu corpo, a energia não se dissipa.

Quantas vezes não chegamos a casa sem energia nenhuma?

 

Precisamos de ter um local próprio para meditar?

Sim, é preferível escolher um cantinho para meditar. Um local que saibas que não vais ser interrompido, pode ser na sala ou no teu quarto. Isto porque quando temos um cantinho "especial", a mente já associa esse local ao sossego, a parar, ela já sabe o que vai acontecer a seguir e torna-se mais fácil sentar e meditar.

 

Há horas especificas para meditar?

Diria que é mais facil pela manhã! Eu gosto de meditar quando me levanto e estou cerca vinte minutos em meditação, mas às vezes nem sempre consigo fazê-lo quando acordo, então opto por fazer noutra altura do dia.

Meditar de manhã tem a vantagem do cérebro não estar tão ativo, e lá fora o "mundo" ainda está todo a acordar. Tudo está mais silencioso.

Também tenho alturas em que chego ao final do dia a casa e sinto a necessidade de parar e estar em silêncio e medito.

 

Mas eu sou... mãe ...?

Eu também! :)

Então, se sentes vontade de parar quando chegas a casa depois de um dia de trabalho, até porque notas que a paciência já não é muita, diz aos teu filhos que precisas de parar um pouco e que não queres ser interrompida durante cinco, dez minutos. Ou podes pedir ao teu companheiro/pai que olhe por eles nesse tempo se forem mais pequenos.

Acredita que ao fazeres isto apenas estás a trazer bem estar e harmonia para toda a casa, para ti e para os mais pequenos. Falo da minha experiência! 

Um dia quando eles forem mais crescidos até podes fazer meditação em conjunto! E desde pequenos eles vão aprendendo a parar!

 

É muito normal quando começas a meditar que isso traga desconforto. Porque sentar de pernas cruzadas e manter as costas direitas não é fácil mas acredita que com tempo isso passa, o corpo habitua-se e dás por ti a quereres fazê-lo diariamente!

 

Parar é essencial para trazer um pouco de mais tranquilidade para ti, para a tua vida. Com a tranquilidade obténs mais equilíbrio emocional e mental, e vais começando aos poucos a sentir diferenças em ti, na tua forma de estar, na tua forma de gerir o que surge no dia-a-dia.

Medita, nem que seja por apenas cinco minutos inicialmente e sente, observa o que acontece.

 

Boas meditações

Hari Om! 

Susana Fonseca

14124971_1792647324287232_6066034843065363770_o.jp

 

 

 

 

 

2 comentários

Comentar post