Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Yoga na minha Vida

O Yoga ajuda a descobrir quem tu és... Tens coragem para saber a resposta?

Yoga na minha Vida

O Yoga ajuda a descobrir quem tu és... Tens coragem para saber a resposta?

A importância de nos sentarmos no chão

Quando iniciei a formação de Yoga adultos, acabava sempre por chegar ao domingo à noite completamente de rastos. Dorida das pernas, joelhos, nádegas, por estar sentada horas a fio, era o fim de semana inteiro nisto!
Doía-me o corpo também pelas posturas... enfim, doía-me tudo basicamente

Lembro-me da primeira vez que me sentei, para dar início a formação, ter sido uma verdadeira desgraça já que a perna esquerda ficava mais para cima do que a perna direita... Sentia uma dor na perna que me impossibilitava de me sentar de forma minimamente correta! A diferença era abismal, quase que conseguia descansar o braço em cima da perna de tão para cima que esta se encontrava! 
Com o tempo isso deixou de acontecer e hoje sento-me no chão sem qualquer problema! 

Comecei a meditar, inicialmente 5 minutos ao acordar e 5 minutos ao deitar e hoje ao fim de alguns meses dedico 20 minutos do meu dia à meditação e faço-o quando acordo.

Bem voltando a questão de sentar...

 

A maioria de nós não anda a pé , não vai a lado nenhum a não ser de carro ou de mota! Se pensarmos raramente nos sentamos mais abaixo do que ao nível de uma cadeira ou sofá! 

Ao longo dos tempos a mobilidade das pernas vai-se perdendo e quando isso acontece também perdemos a independência. Depois lá vêm as bengalas e andarilhos para nos ajudar a andar!

Sentar no chão só tem vantagens!


Quanto mais nos sentarmos no chão mais flexíveis e fortes se tornam as nossas pernas. Sentar no chão faz com que a coluna fique direita, ativando a zona pélvica. Dá-nos também uma maior sensação de enraizamento (uma vez que a zona pélvica fica junto ao solo/terra).
A maioria dos orientais come no chão porque a postura facilita a digestão ajudando desta forma a não ter prisão de ventre. 

Fica a dica, da próxima vez que lerem um livro ou virem televisão sentem-se no chão!
Podem também fazê-lo enquanto tomam a vossa refeição numa mesa de apoio, na sala, se esta for baixa, por exemplo! Cá em casa volta e meia fazemo-lo, e os miúdos adoram! 

Ah e claro incluir a meditação diária mesmo que por apenas 5 minutos  faz verdadeiros pequenos milagres17992351_1904034336481863_2416826638639149286_n.jp

Hari Om! 

Susana